Header Ads

ads header

Breaking News

Para ser amigo, você tem que ser estrela


Para você qual é o valor da verdadeira amizade? Será que somos capazes de amar o próximo como a nós mesmos? Verdadeiros amigos dizem ‘’Eu te amo’’? E quando não aceitamos o defeito do outro, será que isso não é falta de cumplicidade? Ser amigo é também ser cúmplice?
Essas são as perguntas que ficam de qualquer forma indo e voltando na nossa mente... Padre Fábio de Melo diz que "Muitas vezes os nossos relacionamentos de amizade são uns fracassos porque somos imaturos. Amigos não são o que imaginamos, mas o que eles são e com todos os defeitos. Amizade é processo de maturidade que nos leva ao verdadeiro encontro com as pessoas que estão ao nosso lado. Elas têm todos os defeitos, mas fazem parte da nossa vida e não a trocamos por nada deste mundo. Isso porque temos alma de cristão e aquele que tem alma de cristão não tem medo dos defeitos dos outros, porque sabe que aqueles defeitos não serão espelhos para nós, mas seremos um instrumento de Deus para ele superar esse defeito."
O valor da verdadeira amizade com certeza está na forma em que nos importamos com o outro, ou seja, da maneira em que deixamos o mesmo gratificado, isso é constituinte de felicidade, pode ter certeza. Se importar não quer dizer agradar, muito pelo contrário, precisamos buscar o bem estar dos nossos amigos, suprindo tudo aquilo que há de errado com ele, por isso não é agradando que obteremos a mudança efetiva.
Escutei algum dia certo sacerdote dizer que “Amar é incomodar”, pois é, concordo plenamente e trago sempre essa frase não só em minha mente, mas também em meu coração. Incentivar a mudança dos nossos amigos não quer dizer que não o amamos daquela forma, mas é que precisamos amá-lo da maneira que são e procurar mudar o que há de errado com eles, não é defeito nem erro que nos afastam, se houver afastamento não é amizade. Porém é defeito e erro que unem verdadeiros amigos, pois o dever de um é mudar o outro e conservar o amor existente entre eles.
A amizade deve prevalecer em todos os relacionamentos, pois só a mesma possibilita um bom convívio entre as pessoas. Devemos enfatizar a relação entre pais e filhos, e lembrar que relação perfeita de amizade é aquela que fazemos quando estamos em oração, pois o nosso melhor amigo vai ser sempre quem nos escuta, quem nos confia de qualquer maneira e principalmente quem nunca nos abandona. Posso ser suspeita para falar, pois sou uma grande admiradora do poder desse laço de amor que nunca se desatará, essa é a prova de que todos nós temos um amigo verdadeiro, o nosso Deus.
Muitas vezes nos entristecemos por que somos tratados pelos nossos “cúmplices” como se não tivéssemos o valor que eles tem para nós. Isso varia do jeito de ser de cada um, mas o importante é que guardemos o imenso significado deles em nossos corações por que através do amor é que nos tornaremos sempre um só. Amigos também dizem: “EU TE AMO”.
Costumo dividir as pessoas em estrelas e cometas, é estranho, mas é verdade. Estrelas são aquelas que não apenas passam em nossa vida, contudo permanecem. As cometas entram em nosso convívio, e simplesmente passam. Precisamos ser cada dia mais fraternos, solidários para que sejamos amigos, pois pra ser amigo você tem que ser estrela!
Já disse Cora Coralina, “Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”
Eu to falando é de amizade.
Vitória Nunes

3 comentários:

  1. parabéns, vitória. seu texto é inspirador. tenho certeza de que, como coralina, que vc citou, suas palavras vão tocar muitos corações.

    ResponderExcluir