Header Ads

ads header

Breaking News

Um homem de atitude


                Ricardo Vieira Coutinho é o atual governador do estado da Paraíba, venceu as eleições com 1.079.164 votos, sendo assim o mais votado em toda a história do estado.
                O atual comandante da Paraíba, é natural da capital, João Pessoa.  Nasceu no ano de mil novecentos e sessenta, mais precisamente no dia dezoito, do décimo primeiro mês.
                Ricardo também é pai. Tem dois filhos: Ricardo filho, fruto de seu primeiro casamento e Henri Bório, que nasceu durante sua campanha, este, filho de sua atual esposa, a jornalista Pâmela Bório. Filho de um agricultor, Coriolano Coutinho e uma costureira, Natércia Vieira. Concluiu seus estudos no colégio Águia. Passou no vestibular, no ano de mil novecentos e setenta e sete para o curso de Farmácia, na Universidade Federal da Paraíba, no período final da ditadura militar, em que reaparecem os movimentos estudantis e que ocasiona o seu interesse por política.
                Formado em Farmácia, Ricardo conseguiu uma vaga no Hospital universitário por meio de concurso público. Em mil novecentos e oitenta e quatro, aos vinte e quatro anos, é escolhido pela UFPB para participar de um curso promovido pelo Ministério da educação, eram apenas 25 vagas em todo o país, e Ricardo foi escolhido. Viaja a capital carioca, onde faz o curso de especialização para farmacêuticos de hospitais universitários.
                Em sua viajem, aproveita para assistir comícios das Diretas já e participa da criação da Central Única dos Trabalhadores, mais tarde filia-se ao Partido dos Trabalhadores (PT).
                Em mil novecentos e oitenta e cinco volta à Paraíba, cria o SindSaúde e se candidata a deputado estadual, mas não obtêm sucesso.
                Seu interesse pela política, ou mesmo sua vocação tem origem na sua forma de articular pensamentos e opiniões e principalmente na sua vontade de defender seus argumentos e agir.
                Seu sucesso na política foi gradativo. Começou como Vereador de João Pessoa em mil novecentos e noventa e dois, quando era filiado ao Partido dos Trabalhadores. Reelege-se em mil novecentos e noventa e seis, com o maior número de votos do pleito. Em mil novecentos e noventa e oito é Deputado Estadual, mais votado e presidente da Comissão de saúde na Assembléia Legislativa. Mais uma vez, vence as eleições com o maior número de votos e é Deputado Estadual em dois mil e dois. No ano de dois mil e três deixa o Partido dos Trabalhadores e ingressa no PSB. Em dois mil e quatro vence as eleições no primeiro turno e torna-se prefeito da cidade de João Pessoa. Em dois mil e Nove é empossado para o segundo mandato de prefeito da capital paraibana, mas renuncia para concorrer a governador no ano de dois mil e dez.
                A esperança venceu o medo, a Paraíba virou a página e uma nova história começa a ser escrita pelas mãos de um grande homem. Ricardo é empossado no dia primeiro de janeiro de dois mil e dez, depois de uma brilhante campanha. Porém, toma posse de um estado devedor, que passa por caos nas políticas públicas. Na educação, saúde, segurança, habitação, infraestrutura e economia. É uma grande missão merecedora de responsabilidade e dedicação.
                Durante seu legado como Prefeito de João Pessoa, nosso novo e legítimo mandatário paraibano trabalhou, realmente trabalhou!
                Investiu em educação, com a entrega de 178 salas de aula, também investiu no lazer para a população, com a reforma de 85 praças incluindo academia para a população que não tem acesso; criou a Estação Ciência, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer; reformou a feirinha de Tambaú e criou uma praça de alimentação no mesmo local. Investiu também em habitação, com a entrega 5.400 casas populares; e construiu o Conjunto Gervásio Maia. Ricardo também fez pela infraestrutura, criando o terminal de passageiros da UFPB, o terminal de integração, duplicou a Av. Dom Pedro II. Não poderia deixar de citar o mercado central que está sendo reformado, e a criação dos mercados de Tambaú e Bessa.
                ‘’Ricardo construiu uma vitória que eu considero histórica. E ele, se Deus quiser, promoverá uma profunda mudança na prática, nos hábitos políticos do Estado, virando uma página da nossa trajetória e construindo um novo tempo, com mais solidariedade, sem perseguição, sem ressentimento, procurando unir a Paraíba, que é o que o nosso Estado mais precisa. ’’ Afirma o ex-governador, Cássio Cunha lima
                É verdade, é iniciado um novo tempo, cheio de renovações e mudanças. Com certeza, Ricardo fará pela Paraíba o que fez por João Pessoa.

Vitória Nunes

Nenhum comentário