Header Ads

ads header

Breaking News

O mestre da ironia

    Não quero ser imparcial, mas deixar bem claro meu gosto por esse que é considerado o mestre da ironia. Joaquim Maria Machado de Assis, ou melhor, dizendo Machado de Assis é para mim e para muitos o maior nome da nossa literatura.
    Nascido no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, de uma família pobre, mal estudou em escolas públicas e nunca enfrentou uma universidade. Lutou para subir socialmente abastecendo-se de superioridade intelectual e tornou-se o precursor a crítica moderna conseguida precoce notoriedade em jornais onde publicava suas primeiras poesias e crônicas. Em sua maturidade reunida a colegas próximos fundou e foi o primeiro presidente unânime de academia brasileira de letra.
   Machado te uma singularidade espetacular. Caracterizado por exaltar o psicológico de seus personagens. De brincar com o leitor em suas obras e deixar claro suas críticas diante das instituições sociais.
    Como estudante, penso que não apenas com Machado, mas com os outros autores de nossa literatura, não temos tido “tempo” para estudar-los por inteiro. É lastimável que desde cedo as crianças do fundamental não tenha a oportunidade de conhecer a diversidade da nossa literatura e só possam ter conhecimento dela apenas no ensino médio. Machado- não só ele- é tão grandioso para estudarmos apenas em um mês.
       Fica nessas palavras um pouco desse grandioso mestre e minha admiração por ele.

Por: Ana Gabriella Barbosa 
  



Nenhum comentário