Header Ads

ads header

Breaking News

A vida em duas faces


Uma história não é simplesmente uma ficção ao ser contada com realidade e sabedoria. Moacyr sabe fazer isso muito bem, contar histórias e dar vida a elas na imaginação de seus ouvintes e leitores. Não o cito apenas na parte literária como um admirador da vida, mas também como um médico que tem o dom de salvá-la.
Atender a leitores e pacientes não deve ser fácil, porém ele tem êxito nessa missão.
Moacyr Jaime Scliar nasceu em Porto Alegre, no dia vinte e três de março de mil novecentos e trinta e sete, é formado em medicina e trabalha como médico especialista em saúde pública e professor universitário.
Membro da Academia Brasileira de Letras, publicou mais de setenta livros, e recebeu muitos prêmios literários, como o Jabuti, o Associação Paulista de Críticos da Arte e o Casa de lãs Americas.
Scliar escreve crônicas, contos, ensaios, romances e literatura infanto-juvenil. Entre as suas obras mais importantes estão O exército de um homem só e o Ciclo das Águas.
É o sétimo ocupante da cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras. Foi eleito em 31 de julho de 2003, na sucessão de Geraldo França de Lima, e recebido em 22 de outubro de 2003 pelo acadêmico Carlos Nejar.
Moacyr Sclair é um profissional brilhante, inteligentíssimo, dinâmico e brasileiro, é claro.
Citarei aqui, um trecho de sua obra – O ciclo das águas:
"As águas voltam à terra, infiltram-se, desaparecem. Ressurgirão como nascentes - depois riachos - depois rios. E mares. E nuvens, e chuva:chove muito, águas voltam à terra".
É de grande admiração seu trabalho, por ser além de tudo uma pessoa simples na essência. Descendente de judeus, não teve uma vida fácil financeiramente, mas venceu através de sua arte, a escrita.

Vitória Nunes

Nenhum comentário