Header Ads

ads header

Breaking News

''Estudantes vestidos de palhaços ou políticos vestidos de honestos?''


Estamos chegando ao final de mais um ano. Foram até agora passados mais ou menos 300 dias e o que você fez? – Isso mesmo, é com você que eu estou falando, com você jovem que acha que o futuro está muito longe.
Não se engane o futuro está em nossas mãos, é clichê, mas é verdade. Quem pode mudar a sua vida, é você mesmo! Hoje, no terceiro dia do mês de novembro, depois de já ter sido realizado o Bem programado e organizado ENEM – Para não dizer o contrário. Quero que digas o que rendeu esse ano... Não, não precisa me responder, apenas pense.
Será que valeu a pena todo o esforço? Ou será que realmente houve esforço? O cursinho, as longuíssimas aulas, o trabalho dos nossos professores, os gastos com lanche, livros, transporte, tudo isso valeu a pena?
É preciso refletir! Aliás, é necessário procurar onde colocamos a nossa coragem, dedicação e força de vontade. Na lata do lixo? Nós jovens poderíamos até fazer isso, pois teríamos a mera desculpa de que não temos maturidade, muito menos responsabilidade para encarar as coisas como elas são e plantar nosso futuro hoje. - Agora o MEC, o INEP, a Presidenta da República? Não, não, esses não têm desculpas, mas o fizeram!
Protestos do tipo, “Enem é circo, mas aluno não é palhaço’’ rolam nas redes sociais como nunca já tinha visto antes. São jovens ‘’curtindo e compartilhando’’ repúdios contra o exame. Isso por quê? Por conta de irresponsabilidade dos que acham que enganam nós estudantes, quando dizem que investem na educação do nosso Brasil.
Que futuro é esse? Como é que podem existir melhorias se não somos animados para isso? Pois mais do que ninguém, nós jovens e candidatos, sonhadores com uma vaga nas Universidades Federais e Centros tecnológicos do Brasil sabemos da falta de estrutura e organização na realização dessas provas e conseguintemente da Educação brasileira.
É vergonhoso saber que pelo terceiro ano consecutivo o Enem vaza! Como é que ficamos nós candidatos? Nossa estrutura psicológica? Nosso esforço? – Sim, por que a maioria se esforça, estuda, se dedica e tem força de vontade. No início do meu artigo citei uma minoria que não se importa.
Vamos ver no que vai dar o fim dessa novela... Ou melhor, dessa temporada, por que ano que vem tem mais e em dose dupla.
Vitória Nunes

Nenhum comentário