Header Ads

Brasil

''Estudantes vestidos de palhaços ou políticos vestidos de honestos?''


Estamos chegando ao final de mais um ano. Foram até agora passados mais ou menos 300 dias e o que você fez? – Isso mesmo, é com você que eu estou falando, com você jovem que acha que o futuro está muito longe.
Não se engane o futuro está em nossas mãos, é clichê, mas é verdade. Quem pode mudar a sua vida, é você mesmo! Hoje, no terceiro dia do mês de novembro, depois de já ter sido realizado o Bem programado e organizado ENEM – Para não dizer o contrário. Quero que digas o que rendeu esse ano... Não, não precisa me responder, apenas pense.
Será que valeu a pena todo o esforço? Ou será que realmente houve esforço? O cursinho, as longuíssimas aulas, o trabalho dos nossos professores, os gastos com lanche, livros, transporte, tudo isso valeu a pena?
É preciso refletir! Aliás, é necessário procurar onde colocamos a nossa coragem, dedicação e força de vontade. Na lata do lixo? Nós jovens poderíamos até fazer isso, pois teríamos a mera desculpa de que não temos maturidade, muito menos responsabilidade para encarar as coisas como elas são e plantar nosso futuro hoje. - Agora o MEC, o INEP, a Presidenta da República? Não, não, esses não têm desculpas, mas o fizeram!
Protestos do tipo, “Enem é circo, mas aluno não é palhaço’’ rolam nas redes sociais como nunca já tinha visto antes. São jovens ‘’curtindo e compartilhando’’ repúdios contra o exame. Isso por quê? Por conta de irresponsabilidade dos que acham que enganam nós estudantes, quando dizem que investem na educação do nosso Brasil.
Que futuro é esse? Como é que podem existir melhorias se não somos animados para isso? Pois mais do que ninguém, nós jovens e candidatos, sonhadores com uma vaga nas Universidades Federais e Centros tecnológicos do Brasil sabemos da falta de estrutura e organização na realização dessas provas e conseguintemente da Educação brasileira.
É vergonhoso saber que pelo terceiro ano consecutivo o Enem vaza! Como é que ficamos nós candidatos? Nossa estrutura psicológica? Nosso esforço? – Sim, por que a maioria se esforça, estuda, se dedica e tem força de vontade. No início do meu artigo citei uma minoria que não se importa.
Vamos ver no que vai dar o fim dessa novela... Ou melhor, dessa temporada, por que ano que vem tem mais e em dose dupla.
Vitória Nunes

Nenhum comentário

slider

Tecnologia do Blogger.